segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atalhos para o Eclipse (Trabalhando com Classes)

Olá a todos,
Hoje os atalhos são todos relacionados ao Eclipse,



esta famosa e poderosa IDE
utilizada principalmente para criar aplicações em Java. Neste post nós iremos
trabalhar com classes. Então vamos lá!

Vamos criar um projeto no Eclipse "File -> New -> Java Project" (não vou deixar
vocês fazerem isto ... Ctrl + Shift + N -> Java Project). Neste projeto nós iremos
criar algumas classes, não será um HelloWorld, nem iremos trabalhar com notas de alunos :P ...
hehhehhehe. Iremos criar um projeto Street Fighter. Oo ... mas heim? Vamos aos poucos.
Vamos criar uma interface com os métodos que todos os personagens fazem (pular, defender etc).
Em seguida vamos criar uma classe abstrata Person que implementará esta classe
adicionando alguns atributos. E por último vamos criar três personagens Ryu, Ken e Chun-li.
Tudo isto pode ser visto no nosso diagrama abaixo:



Vamos criar logo a nossa interface. Ctrl + N e em seguida criemos a nossa interface.
vamos criar esta interface de acordo com a imagem.



Agora vamos criar a nossa classe abstrata Person. Novamente com Ctrl + N e criemos a nossa classe e façamos ela implementar a nossa interface criada. Eu irei criar o atributo energia e irei implementar os métodos apenas colocando um System.out.println("")

Nossa classe está assim:



Bem até agora só aprendemos dois atalhos ... e nada de atalhos legais do Eclipse para
trabalhar com classes ¬¬. Ok, ok, vamos para um legal. Vamos adicionar os getters
e os setters deste nosso atributo com o Ctrl + Shift + S e em seguida vamos em
Generate Getters and Setters ... . Escolhemos o nosso atributo e o Eclipse
cuida do resto criando um getter e setter.



Vamos continuar. Vamos criar agora os nossos personagens Ryu, Ken e Chun-li.
Ctrl + N e as nossas classes irão exteneder de Person. Ryu terá o método hadoken, Ken o shoryuken e Chun-li o método kikoken ... nerds .. nerds !

Tá bom ... quero mais atalhos, úteis por favor! Vamos para o Ctrl + T.
Este atalho mostra qual é a hierarquia de uma determinada classe (ascendente quanto descentente). Se fizermos um Ctrl + T na classe Ryu, Ken ou Chun-li vamos ver quem é o seu "Pai", "Avó" etc.


E se eu fizer na classe Person, vamos obter tanto o "Pai" (neste caso Object) quanto os seus filhos (Ryu, Ken e Chun-Li). Um atalho bastante parecido é o F4 que abre a view do Eclipse chamada "Type Hierarchy". A navegabilidade com este atalho torna-se mais legal pois ele já mostra quais os métodos são implementados em cada classe.



Ainda temos mais três grandes atalhos na manga. Os atalhos de navegação de método.
São os nossos Ctrl + O (oh), Ctrl + Shift + Direcional Cima / Baixo.
O Ctrl + O permite navegar por todos os métodos declarados na classe.

Se fizermos o Ctrl + O duas vezes veremos não só os métodos declarados na classe mas os que foram
implementados pela hierarquia ascendente.

Já o Ctrl + Shift Direcional Cima / Baixo faz um salto entre os métodos, facilitando sair de um método e já ir para outro.

Por fim vamos fazer uma última alteração para mostrarmos mais um atalho. Vamos adicionar na nossa interface o método public void atacar(). Veremos que as classes Ryu, Ken e Chun-Li
passaram a ficar erradas pois não implementaram o método criado na interface. Podemos corrigir este erro com o Ctrl + 1 ou com o nosso Ctrl + Shift + S.

Bem é isto ... Próximo post vamos nos aventurar pelos atalhos ninjas dos nossos
browsers (Firefox, Chrome, IE e Opera).

Abraço a todos, Ctrl + D e me mandem por favor comentários e sugestões.

2 comentários: